segunda-feira, 22 de maio de 2017

ESTUDO PARA O TADEL


Tadel

TEXTO BASE: João 11.14-15-14 - Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu;  15 - e por vossa causa me alegro de que lá não estivesse, para que possais crer; mas vamos ter com ele. 

INTRODUÇÃO: A história de Lázaro nos mostra como uma família feliz e organizada, se depara com algo inesperado que, de uma hora para outra, percebem a atmosfera da sua casa mudar. O que era alegria passou a serem momentos de tristeza e sofrimento. Toda estrutura daquela família ficou abalada, inclusive a sua fé.  A Crise é a fabrica que Deus usa para gerar fé no seu povo. É como se Jesus dissesse: Eu me alegro, não pelo que você está sentindo, não pela  sua  tristeza,  mas,  pelas  consequências  que  essa  tristeza  e  essa  crise  vai produzir  em  você. Tudo  o  que  vamos  viver  em  Deus  é mediante a fé. Ele quer produzir essa fé em nós e nos ensinar a crermos nos momentos de crise.

  1- A crise vai permitir que a nossa fé seja medida ( FENÔMETRO): Não é que Deus queira saber o quanto cremos, porque ele já sabe. Ele quer que nós saibamos o quanto cremos. Não saberemos nunca medir a nossa fé, sem que a crise venha. Na família de Lázaro estava indo tudo bem, até o pavor da morte entrar naquela família. Teve momentos  em  que  a  fé  de  Marta  começou  a  oscilar.  Não existe  outro  jeito  de  Deus  nos  revelar  o  nosso  nível  de  fé  sem  a  crise. Se tivermos sempre uma vida próspera em todos os aspectos, não teremos como saber em que nível está a nossa fé.

Reflexão: Como você tem reagido nos momentos de crise, a sua fé permanece inabalada?

  2- A crise vai permitir que a nossa fé seja fortalecida: Jesus usa as circunstâncias para aumentar a nossa fé. Essa fé é como uma musculatura que precisa ser exercitada. Se um músculo não for  exercitado,  ele  pode  atrofiar.  Algumas  pessoas  ao  invés  de  pagar  o  preço  e  exercitar  a  sua  musculatura,  colocam  uma  muleta,  e aquele músculo vai se atrofiando cada vez mais. O exercício pode até trazer dor, mas evita o atrofiamento do músculo. É assim que Deus faz conosco. Ele vai tirar as nossas muletas, o nosso apoio, as coisas que confiamos, para aumentar a nossa fé. Ele faz isso par mostrar pra nós mesmos que precisamos crescer em fé.

 Reflexão: Como você tem exercido sua fé nos momentos de crise? Tem usado muletas ou tem exercitado sua musculatura?

   3- A crise serve para Jesus abençoar aos seus amados:  Mesmo amando essa família, Jesus permitiu que eles passassem por esse momento difícil.  Muitos talvez, se questionam se são ou não amados do Pai porque estão passando por dificuldades. Esquecem-se do principio de que é justamente por ser amado de Deus que Ele está  te  lapidando.  Um  agricultor  quando  encontra  uma  árvore  produtiva  ele  poda,  para  dar  mais  fruto.  A  mesma  coisa  acontece conosco. Deus vai te podar, te lapidar e te moldar. Esse amor de Deus por você vai promover algo tremendo na tua vida. Se você está passando por crise, é porque é amado do Pai.

Reflexão: No momento de crise, você tem sentido o amor do Pai para contigo?

4 -  A crise serve para produzir salvação ao nosso redor: Jesus diz: Eu sabia que sempre me ouves; mas por causa da multidão que está em redor é que assim falei, para que eles creiam que  tu  me  enviaste.  Jesus  estava  aproveitando  essa  oportunidade,  pois  lá  certamente,  existiam  muitas  pessoas  curiosas  que  queriam ver o desenrolar dessa história. Aquelas irmãs deviam ter escutado muitas coisas que colocariam em  dúvida a sua fé e o amor de Jesus por  sua  família.  Precisamos  entender  que  a  nossa  crise  vai  salvar  quem  está  ao  nosso  redor,  não  podemos  desperdiçar  essa oportunidade. Mas  para  que  essa  salvação  aconteça,  dependerá  da  nossa  postura e  do  nosso  testemunho  de fé  e  de perseverança em meio à crise.

Reflexão: Em algum momento, a sua crise serviu para edificar alguém ao seu redor, quer na sua casa ou no seu trabalho?        

 CONCLUSÃO:  Concluímos que Deus usará esses momentos de crise para operar o milagre na nossa vida. Não existe vitória sem luta, não poderemos ser aprovados se antes, não passarmos pela prova. Sobretudo,  Deus permiti   aflição, pra que vejamos o nosso nível de fé. Deus quer nos mostrar que com Ele poderemos ir mais alto, por isso Ele tira as nossas muletas para que a musculatura da nossa fé seja fortalecida. Ele  prova  o  seu  amor  por  nós,  se  fazendo  presente  em  meio  as  nossas  aflições  e  finalmente  usa  tudo  isso  para  operar  milagres,  não somente em nós, mas também, em todos aqueles que estiverem ao nosso redor e crerem que Jesus é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.

 Amém?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário