terça-feira, 11 de outubro de 2016

Estudo para o Tadel


Tadel
Série: Encorajando o coração daqueles que lideramos (Parte 2) Neemias 4: 6

  O bom líder é ao mesmo tempo duro e carinhoso: firme e justo; apaixonado pela causa e transbordante de compaixão.

4. Personalize o agradecimento
Não tenha uma maneira padronizada de expressar gratidão a alguém diante do grupo. Procure incluir detalhes que personalizem , que dramatizem aquilo de tão certo que a pessoa fez.
O agradecimento padronizado é algo que poderia ser feito por alguém que nem mesmo conhecesse a pessoa em questão, e o resultado seria pouco motivador. Detalhes individuais, talvez até mencionando preferências e limitações que a pessoa teve de vencer para conseguir esse bom resultado tornarão o agradecimento muito mais precioso a quem o receber.

5. Conte a história
A narração de histórias é um dos mais antigos métodos do mundo para se comunicar os valores e ideais sustentados pela comunidade. Em culturas primitivas sem escrita, as histórias eram usadas para compartilhar as importantes lições da vida. Reconhecemos a importância da narrativa no ensino das crianças, mas nos esquecemos da sua importância no ensino dos adultos. De fato, pesquisas indicam que as pessoas confiam mais em histórias do que em estatísticas.
Hoje em dia, somos inundados de informações. Como classificar tudo e coar e guardar na memória algum pedacinho de informação?  Pesquisas revelam claramente que um dado é mais rápida  e mais acuradamente lembrado quando é apresentado, inicialmente, por meio de um exemplo ou de uma história.
As boas histórias são divertidas e prendem a atenção. E as pessoas com quem trabalhamos ,  nossos liderados e discípulos, serão muito mais encorajadas se nós contarmos histórias sobre elas. Nossos filhos são amplamente motivados quando contamos histórias sobre eles.
A boa história nos emociona. Emociona, ensina e grava na memória. Ajuda o ouvinte a colocar determinado comportamento dentro de um contexto vivencial e entender o que é que alguém precisa fazer, dentro desse contexto, para corresponder às expectativas dos líderes. É como se aquele que faz o agradecimento público dissesse: “Toda vez que vocês se encontrarem numa situação do tipo que acabo de mencionar, façam como fez o Fulano. Ele pensou, pensou e descobriu uma maneira bem certa de agir de acordo com os nossos padrões. Sabem de uma coisa? Vocês poderão fazer o mesmo”. A boa história fica na memória por muito mais tempo do que uma palestra.

Continua  ...

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