segunda-feira, 3 de outubro de 2016

ESTUDO DE CÉLULA


                   Estudo De Célula

 Tema :  “Somos uma Igreja de Discípulos” 1ª  Parte

 TEXTO:  “Em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos”. Atos 11:26
        
 Introdução :  É preciso voltar ao início de tudo, como tudo começou, resgatando a essência do mover do Espírito sobre a Igreja de Cristo.                                                                                 O discipulado era a base da igreja primitiva. A doutrina dos apóstolos foi ensinada através do caminho discipular  pessoa a pessoa.                                                                        Todos sabiam o que era discipulado puro e simples, segundo o que Jesus ensinou.             
            A igreja se fortalecia na Palavra e praticava os ensinamentos apreendidos com muita determinação, porque eram impressos no coração. Havia uma disposição para aprender as Escrituras, e tudo sobre o Mestre Jesus. A igreja tinha sede de Deus “e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações...”
             O texto de Atos 11:26, acima, nos traz a realidade de uma igreja discipular , porque todo aquele que cria no Evangelho era chamado de discípulo.                        Hoje, todo mundo é cristão, mas nem todos são discípulos de Cristo.                                       Será que não está na hora da igreja voltar a ser uma igreja de discípulos do Senhor Jesus? Há algumas diferenças entre ser cristão e ser discípulo.                                                   Ser cristão , hoje  é frequentar uma igreja qualquer, que fala de Jesus; é ir aos cultos sem prestar contas a ninguém; é, até mesmo, ouvir uma boa palavra de um pregador qualquer; ser cristão, hoje, é ser qualquer um. 
“Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.” Atos 2:44    Você é cristão ou discípulo? Eu quero ser discípulo, porque antes de ser cristão, devo ser discípulo. Ser cristão é ser comum, ser discípulo é ter uma identidade com alguém. É seguir o Mestre. É viver o modelo, o padrão de excelência, e submissão à Visão do Senhor. Ser discípulo é saber quem Jesus, de fato, é.
       
O QUE É SER DISCÍPULO, ENTÃO?

1. Entendendo  a palavra “discípulo”
 Vamos, primeiro, entender o significado desta palavra. A palavra “discípulo” em seu sentido original, na língua grega, quer dize aprendiz”, o que aprende de alguém, o que segue os princípios de um mestre. No sentido bíblico, discípulo é aquele que guarda e pratica os ensinamentos que Jesus ordenou (Mateus 28:20).

2. Ser discípulo é ser chamado e escolhido

a) Chamado e escolhido  para Ele, para estar com Ele.
            “Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele.” Quem não quer estar perto de Jesus, não pode ser discípulo. Jesus só têm discípulos “chegados”.                      
            Somos chamados para caminhar com Ele, e aprender dele: “vinde a mim... e aprendei de mim... e encontrarei descanso...” Mateus 11:28,29. Jesus não perdeu tempo em chamar os seus 12 discípulos, o que aconteceu antes de iniciar o seu ministério. Isto nos dá uma dica para estarmos, logo no início de nossa vida com Cristo, “chamando” os discípulos para estarem conosco.  Não podemos perder tempo.

b) Chamado e escolhido para segui-lo.  
“Vinde a mim” está ligado imediatamente à frase “segue-me”. Somos chamados e escolhidos  para sermos Seus discípulos que  seguem Suas pegadas, mesmo que tenhamos de sofrer por Ele.                                                                       

3. Ser discípulo é ser feito – Discípulo não nasce pronto. “Eu vos farei pescadores de homens” (Marcos 1:17), “Ide, fazei discípulos...”. “Eu vos farei...”.                                
Fazer discípulo é tornar alguém diferente daquilo que vem sendo na vida “Vos farei pescadores de homens”, implicando em que eles sabiam pescar peixes naturais, mas a partir do discipulado, estariam sendo habilitados para ganhar almas para o Reino. Aleluia! 
Você está disposto a ser feito discípulo?
Quem não quer fazer discípulo, não foi feito discípulo, ainda. Quem não é discípulo, não é “chegado” do Mestre .Diga assim: “Eu me deixarei discipular em Cristo, porque quero ser como Ele”.
      Se queremos  transformar-nos, precisamos estar dispostos a vivermos coisas novas, do Senhor, em nossas vidas. “...Eis que tudo se fez novo”. 2 Co 5:17
            Ser discípulo é ser chamado e escolhido para caminhar no sobrenatural, vivendo em novidade de vida, para Deus. É ser feito alguém parecido com Cristo, que possa segui-lo por onde o Senhor mandar. É deixar tudo por Ele, para agradá-lo.

  Versículo do Mês : O discípulo não está acima do seu mestre, mas todo aquele que for bem preparado será como o seu mestre.  Lucas 6:4 0                             


Palavra de Dízimos e ofertas do Mês: Lc. 16:10  "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário