terça-feira, 23 de agosto de 2016

ESTUDO PARA A CÉLULA


Estudos de Célula

 Tema : Semente boa em terra boa 1ª parte

Texto: Mateus 13:3-8;18-23 ( Leia )
Introdução : Hoje vamos refletir sobre a “parábola do semeador”, um dos ensinos mais importantes de Jesus. Ela fala da importância da palavra de Deus como semente que gera frutos em nossa vida. Fala também dos motivos pelos quais muitas pessoas, apesar de receberem a palavra, não prosperam na fé e acabam perdendo o investimento que o Espírito Santo fez em suas vidas… Hoje vamos pensar na tremenda importância do evangelho do reino que é semeado em nós.

1) SE A PALAVRA TEM CHEGADO ATÉ NÓS É PORQUE DEUS DECIDIU INVESTIR EM NOSSAS VIDAS – Mateus 13:3 – O texto começa dizendo que “o semeador saiu a semear”. Isso significa que, se a palavra tem chegado às nossas vidas é porque alguém se dedicou e investiu para nossa salvação e crescimento espiritual. Só isso já deveria ser um motivo de correspondermos com crescimento. Aqueles que nos pregaram o evangelho, que nos lideram, nos discipulam na fé e que nos pastoreiam merecem ser honrados e ver os resultados de seu esforço (leia Hebreus 13:7; 3 João 1:4; II Timóteo 2:6). Você já parou para valorizar quem semeia a palavra em sua vida? De que maneiras  podemos recompensar o investimento dessas pessoas? (Discuta isso com a célula). Mas acima de tudo, Deus investe a sua santa palavra para o nosso crescimento. Por isso, nós os que a temos recebido, estamos obrigados a manifestar o seu fruto em fidelidade e multiplicação (leia João 17: 14,17; Lucas 12:48).

2) A PALAVRA DE DEUS É UMA SEMENTE PERFEITA -­ Salmos 19:7-­8; Tiago 1:25; 2Timóteo 3:16-­17-( leia ) ­Precisamos entender que a palavra de Deus, aquilo que aprendemos da Bíblia, é uma semente poderosa e perfeita. Tem o poder, não apenas de trazer conhecimento à nossa mente, mas trazer revelação e alimentar o nosso espírito. Por isso, precisamos valorizar a palavra e comer dela como um alimento precioso. Enquanto bilhões de pessoas ao redor do mundo não têm acesso e entendimento, ou seja, não recebem  desta preciosa semente, nós temos esse privilégio. E quando esta semente não produz frutos, o problema não está nela, mas em nosso  coração .

3) POR MELHOR QUE SEJA A SEMENTE, É A QUALIDADE DA TERRA QUE DETERMINA OS FRUTOS – Jeremias 4:3 (leia )  – Nós precisamos preparar o nosso coração para receber a semente da palavra. Mesmo uma terra ruim pode ser trabalhada para que se torne fértil. É por isso que os lavradores  adubam e investem na preparação do solo, antes de semear. Nós também podemos fazer isso em relação ao nosso coração, para que a palavra frutifique. Quando oramos, jejuamos, adoramos e exercemos diligência em ler e ouvir a palavra, os resultados são melhores.


CONCLUSÃO : Tenha  um tempo de oração e gratidão pelos semeadores da palavra que têm investido em suas vidas. Imponha as mãos sobre os seus discípulos e ministre sobre eles mais revelação da palavra…

Nenhum comentário:

Postar um comentário