quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Estudo de Célula



Estudo de Célula

Tema : Semente boa em terra boa – Parte 3

Introdução  : Já vimos na semana passada que um dos motivos pelos quais a palavra de Deus não frutifica na vida de algumas pessoas é a falta de compreensão e a ação demoníaca no sentido de roubar a semente.

Texto: Mateus 13:3-­8;18-­23 (ler )
Hoje vamos estudar sobre um  outro  fator: a semente que fica superficial e é queimada pelo sol. Vamos entender o que isso significa…

1) A SEMENTE QUE CAI EM SOLO ROCHOSO – Mateus 13:5-­6,20-­21 ( ler ) – Há dois problemas aqui denunciados por Jesus: pouca profundidade e tribulação. Isso pode cooperar para que a semente tenha pouca duração na vida de alguém. 
          
2) FALTA DE PROFUNDIDADE – 1 Timóteo 4:15-­16 Jesus fala de pessoas que recebem a palavra com a alegria, mas não permitem que ela vá além da superfície. Ele está falando de gente que tem apenas uma experiência emocional com o evangelho, mas não se aprofunda, não permite que ele conquiste suas mentes. Na verdade, isso acontece porque essas pessoas não estão dispostas a investir, a cavar para que a palavra tenha raiz… Ao contrário disso, precisamos nos disciplinar e buscar a palavra com diligência, para que ela se estabeleça na profundidade do nosso coração.

3) TRIBULAÇÕES POR CAUSA DA PALAVRA              
João 16:33; 2Timóteo 3:12 – Na parábola, Jesus diz que essa semente sem profundidade é queimada pelo sol, referindo-­se à “angústia e perseguição pela palavra”. Isso nos mostra que aqueles que não se preparam para dificuldades, que se enganam achando que a vida cristã é uma vida sem problemas, acabam desistindo… É fundamental que lutemos pela palavra e não permitamos que as circunstâncias nos desanimem. Como um tesouro que recebemos em nosso interior, cada palavra de Deus deve ser guardada por nós e, ainda que os inimigos nos ataquem de várias formas para que ela não venha a frutificar, se perseverarmos teremos vitória…              O que fazer para que a tribulação não roube a nossa fé e seque a palavra em nós?
• Orar mais – Mateus 26:41 – Quando vêm as aflições, precisamos nos dedicar mais ao jejum e à oração.
• Cercar-­nos de comunhão com os irmãos – Eclesiastes 4:9-­10 – Estar junto com aqueles que podem nos cobrir e fortalecer na fé, é outro segredo para tempos difíceis.
• Insistir no estudo da palavra para que ela ganhe profundidade em nós – Salmos 119:42-­45 – Quando sentimos que há um cerco de problemas sobre nós, devemos ainda mais nos alimentar da palavra, para que ela nos fortaleça.


CONCLUSÃO :  ore com imposição de mãos em seus discípulos …

Nenhum comentário:

Postar um comentário