quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Estudo de Célula




Estudos de Célula 
                                                                                                                                                        Tema:   Semente boa em terra boa Parte 2

Introdução  : Na semana passada  meditamos sobre a preciosidade da palavra de Deus que é semeada em nossas vidas. Hoje, vamos começar a entender os motivos pelos quais, em muitas pessoas, a semente não prospera.

Texto: Mateus 13:3-­8;18-­23 (Ler )
Se entendermos esses motivos, podemos trabalhar para que isso não aconteça conosco.

1 ) A SEMENTE QUE CAI À BEIRA DO CAMINHOMateus 13:4,19 – Jesus disse que o primeiro problema é quando a semente cai à beira do caminho. Ele comparou isso aos que recebem a palavra, mas não a compreendem. Então, vêm  o maligno (comparado a aves) e a rouba. Temos, portanto, dois fatores: a falta de compreensão e a ação de demônios no sentido tirar  a palavra de nós. Vamos entender melhor…

2 ) A FALTA DE COMPREENSÃO DA PALAVRA DE DEUS – Tão importante quanto ouvir é entender a palavra. Se uma pessoa não a entende (ou a entende de forma distorcida), não terá frutos em sua vida e logo se perderá. Mas, o que pode levar alguém a ouvir a palavra e não compreendê-­la ? A Bíblia nos mostra alguns motivos:
• Bloqueio espiritual – 2 Coríntios 4:3-­4 ler  – Satanás (que é chamado nesse texto de “deus deste século”) procura cegar o entendimento das pessoas. É preciso, portanto, em muitos casos, quebrar esse bloqueio demoníaco no entendimento.
• Falta de conversão – 1 Coríntios 2:14 ler  – Muitas pessoas estão no meio da igreja, mas ainda não se converteram completamente, ou seja, não fizeram uma entrega total de suas vidas a Cristo. Assim, com a mente natural (apenas com a razão), elas não compreendem as coisas de Deus oriundas da sua palavra.
• Falta de disciplina e atenção – Josué 1:8; Provérbios 23:12; 1a Timóteo 4:13,15 ler  – A compreensão da palavra requer interesse, estudo, dedicação. Entretanto, muitas pessoas querem receber tudo
Mastigado , não se aplicam ao estudo bíblico pessoal, e mesmo nos cultos, estão sempre distraídas com outras coisas. Assim, a semente cai à beira do caminho e se perde.

3 ) A PRESENÇA DE ESPÍRITOS MALIGNOS QUE ROUBAM A PALAVRATiago 4:7 ler  – Na parábola do semeador, Jesus disse que a semente caída à beira do caminho é comida pelas aves antes de brotar, e identificou essas aves como “o maligno”. Portanto, há também uma ação demoníaca sempre que a palavra é semeada, uma tentativa do reino das trevas de roubar o que Deus está falando conosco. Sabendo disto, precisamos vigiar e não permitir que os demônios tenham sucesso tirando nossa atenção da palavra ou lançando dúvidas sobre ela.


CONCLUSÃO – Peça ajuda ao seu  discipulador ( a ) se Você tem  dificuldade  para compreender a palavra  com certeza  ele (a ) vai lhe ajudar .

Nenhum comentário:

Postar um comentário