quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Estudo para célula

 Continuação do Estudo para as células 2ª semana de Fevereiro
Maturidade Espiritual
Texto base: Ef. 4:11-16 - “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus ,à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não sejamos mais meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina.....

Introdução: Assim como Deus deseja que todos se salvem e conheçam a verdade, é seu desejo também que seus filhos cresçam e atinjam a maturidade. Os pais naturais se alegram ao ver o crescimento e desenvolvimento de seus filhos, e muito mais o Senhor deseja nosso crescimento e maturidade. As Escrituras nos ensinam acerca dessa verdade nos mostrando os sinais que evidenciam a verdadeira maturidade espiritual.

4. Entendimento e discernimento espirituais
“Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.” (I Co. 14:20)
O crente maduro possui o discernimento e entendimento das coisas espirituais. O espiritual discerne todas as coisas e por ninguém é discernido. Ele consegue ver e entender o que está por detrás dos acontecimentos, pois é um homem espiritual.

5. Participação nas verdades profundas
“Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.” Hb. 5:14
A maturidade nos leva a buscar cada dia mais uma vida de intimidade com Deus e de conhecimento das verdades profundas de Deus. O cristão maduro não se conforma com a situação atual, mas deseja um constante e crescente conhecimento de Deus e de suas verdades. Ele tem Cristo como seu ideal e persegue este ideal (Ef. 4:13). A intimidade do Senhor é para os maduros na fé.

6. Progresso e frutificação
“O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano;
plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes.” Sl. 92:12-14
Só pode progredir e dar fruto aquele que alcança a maturidade espiritual. A árvore só produz fruto depois que alcança crescimento e condições para tal. Todos fomos chamados para dar frutos para Deus. Aquele que deixa ser tratado, podado, pelo divino agricultor pode dar muito fruto. Ser podado por Deus nunca é agradável, mas faz parte de Seu tratamento na vida do verdadeiro cristão. “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi, e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo o que em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.” João 15:16

   Conclusão:  Na vida de muitos cristãos este processo é lento, gradual e doloroso. Isto vai depender da resposta de cada um , à Palavra de Deus. uns recebem a Palavra e permitem prontamente o tratamento de Deus. Que o Senhor Deus nos conceda a graça do crescimento e da maturidade cristã, pois só assim a natureza de Cristo será formada em nós e poderemos dar muitos frutos para a glória do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário