quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Estudo para célula

Estudo para as células 1ª semana de Fevereiro
A Maturidade Espiritual
Texto base: Ef. 4:11-16 - “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus ,à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não sejamos mais meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina.....

Introdução: Assim como Deus deseja que todos se salvem e conheçam a verdade, é seu desejo também que seus filhos cresçam e atinjam a maturidade. Os pais naturais se alegram ao ver o crescimento e desenvolvimento de seus filhos, e muito mais o Senhor deseja nosso crescimento e maturidade. As Escrituras nos ensinam acerca dessa verdade nos mostrando os sinais que evidenciam a verdadeira maturidade espiritual.

1. Rejeição das coisas infantis
“Quando eu era menino falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das cousas próprias de menino” I Co. 13:11
O desejo de Deus é que na medida que crescemos espiritualmente abandonemos as coisas próprias de criança.
Necessitamos deixar, por exemplo, o alimento próprio de menino e receber alimentação dada aos adultos. Somente este alimento pode nos levar a uma vida de maturidade. Só o alimento adequado proporciona os ingredientes espirituais que nos levarão ao crescimento.
É preciso deixar também as brincadeiras de menino. Quando somos crianças preenchemos nosso tempo com brincadeiras próprias de nossa infância. Ao atingirmos a maturidade nosso tempo passa a ser preenchido com coisas destinadas a nossa subsistência e também com vistas ao nosso aperfeiçoamento em estudos, trabalhos, etc; demonstra nosso envolvimento em preparo para o futuro, para uma vida de adulto.
É necessário deixar também as fraquezas de menino que precisam ser substituídas pela força própria de adulto, de quem sabe o que quer. É comum para a criança o viver caindo, se ralando, chorando e necessitando de ser amparado. Mas com a chegada da maturidade ele aprende a andar, a correr e  ser independente. “O justo segue o seu caminho, e o puro de mãos vai crescendo em força.” Jó 17:9

2. Vitórias nas tentações
“Eu vos escrevi, meninos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” I João 2:14
Uma vida de vitórias nas tentações evidencia o alcance da maturidade espiritual. Nas provações o verdadeiro cristão tem o seu caráter moldado conforme a natureza de Cristo. É na medida que somos capazes de vencer adversidades, que nos tornamos aptos a sermos usados como instrumentos nas mãos de Deus. O cristão maduro não foge das lutas e provações. Ele sabe que o Senhor nunca falhou e não permitirá provações além de suas forças. (1 Co. 10:13)

3. Estabilidade na fé
“para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.” Ef. 4:14
Muitos cristãos balançam por qualquer doutrina nova que aparece. Muitos são levados pela inconstância de outros irmãos que naufragam na fé ,  Mas aquele cristão que é maduro possui estabilidade, permanece firme diante de dificuldades, maus testemunhos, falsas profecias, frustrações, etc.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário