terça-feira, 8 de agosto de 2017

ESTUDO PARA A CÉLULA



Tema : Quanto vale a tua herança?     

Texto : I Reis 21:1-4 ( ler )

Introdução : Havia um rei cujo nome era Acabe, era Rei de Israel, reino do norte, cuja sede era em Samaria, era dono de todo território e naturalmente poderia reivindicar toda terra. Ele desejou a vinha de Nabote . Nabote era um homem que havia recebido uma herança do pai, uma terra onde tinha plantado uvas. A vinha produz a uva, que produz o vinho, que é um sinal do sangue do cordeiro, que hoje é sinal da ceia do Senhor, onde satanás quer negociar o inegociável. O diabo quer negociar coisas inegociáveis, teu ministério, tua família, tua prosperidade, tua fidelidade, tua santidade, tudo que o Senhor te deu.

1º Aquilo que você não valoriza alguém deseja muito .

Tem gente que precisa perder para valorizar. Deus quer que você perca? Claro que não! Mas é necessário dar valor aquilo que Deus nos deu. Aquilo que você não quer , alguém deseja muito. Tem pessoas que tem tudo, mas querem o que você tem. Você já imaginou quantas coisas Acabe tinha? Acabe tinha tudo, centenas de vinhas, era o rei, mas ele queria a pequena vinha de Nabote.

2 º Nabote tinha uma benção de Deus a começar pelo seu nome.

 Que significa frutos. Ele nasceu em Jezreel, que significa semeado por Deus. Nabote é o fruto semeado por Deus, e quem é Acabe? Acabe era um rei que tinha tudo o que é natural que um homem pode ter , mas era uma pessoa triste, amargurada, falida, sem personalidade, sem uma função no seu governo, sua esposa Jezabel era quem mandava em tudo; ele tinha tudo mas ele queria o que Nabote tinha, por quê? A pequena vinha de Nabote era muito mais desejada do que todo o palácio que o rei tinha, porque ele não tinha o que Nabote tinha: a promessa de Deus sobre a vida dele. Deus tem uma promessa sobre a tua vida, e tem gente ai que pode ter tudo na vida, mas não tem o que você tem: a promessa de Deus sobre a sua vida,

3 º  Mas você tem que aprender com Nabote
Quando veio Acabe e disse: “Eu compro a tua vinha”, ele estava dizendo o que? Vinha representa o que Deus te deu, sua vida, sua família, seu ministério, sua fidelidade com Deus, sua honra. Você vai responder como Nabote disse a Acabe: Eu não compro, não troco, não dou, não vendo, não vou negociar o que Deus entregou na minha vida porque a obra que Deus tem que fazer na minha vida, na minha casa, no meu casamento, no ministério que estou, debaixo da benção que recebi não vou fazer acordo.


Conclusão : Ouça: não deixe transformarem sua vinha em um jardim. Acabe disse: quero fazer uma horta na sua vinha, a palavra original é jardim. Eu vou plantar uma nova semente no teu território, vou plantar outra semente na sua vinha. Mas o que a vinha representa? A vinha em Israel é sinal de aliança, prosperidade. A vinha é um dos frutos  celebração em tabernáculos onde é um tempo da colheita da uva, tempo de celebração da alegria, que aponta para uma vida de aliança, um ministério comprometido. Acabe tira essa semente de aliança e faz um jardim – vida de aparência – um jardim não tem fruto, tem aparência, é muito bonito. Mas Nabote disse: eu não vou negociar a herança de meus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário