terça-feira, 29 de agosto de 2017

ESTUDO PARA CÉLULA


Tema : Longe de Deus ou perto de Deus

Texto: Lucas 15:11 ao 24

Introdução  : O texto nos mostra duas fases na vida do filho pródigo: uma quando ele está perto do pai e outra quando ele está longe do pai. Através deste texto, podemos perceber pequenos sinais de que podemos estar começando a nos afastar do senhor:  Deixar de orar ou diminuir a oração, Não sentir mais vontade de estar no grupo familiar ou na Igreja (entre irmãos), não sentir vontade de fazer discipulado, mudar o lugar que costuma sentar na Igreja e ter atitudes “estranhas”, diferentes das que geralmente temos. Este é o ano de sermos transformados. Porém, não há como se transforma estivermos longe de Deus. Hoje nós vamos refletir sobre como está a nossa vida.

Vamos avaliar a fase do filho pródigo longe de Deus:

1 – Se afastou pela atração para experiências do mundo: (v 12)
Ele poderia fazer o que quisesse sem a cobrança do pai.                                                       Por que a cobrança é boa?                                Como isso tem acontecido nos dias de hoje?

2 – Viveu uma vida sem regras e passou necessidade num país estrangeiro: (v 13,14)
 O que esta passagem pode estar querendo nos ensinar?
 Quando estamos longe de Deus começamos a fazer coisas que não tem nada haver com a gente ou com o que aprendemos, o que nos leva a viver situações ruins.

3 – Preferiu andar com quem acabou o levando para uma queda ainda maior, chegando a uma situação “deplorável”  (“ao fundo do poço”):
 Por que não devemos “andar” com pessoas sem propósito de crescer em Deus?
 Pessoas que não tem propósito de crescer em Deus têm uma grande chance de nos levar a viver uma situação deplorável.
Quando isso começou a mudar? Quando o filho decidiu voltar para o pai. E quando isso aconteceu? Quando a “ficha caiu”!
 O que acontece quando a “ficha cai”?            (Nos arrependemos, reconhecemos o nosso erro a ponto de decidirmos pagar o preço que for, até da vergonha do nosso erro aparecer. O que queremos é voltar para perto do Pai).


Conclusão: Quando retornamos para o Pai encontramos um Pai perdoador, que quer o melhor para nós sem olhar para nossos erros, a ponto de nos esperar com festa. Deus está nos chamando para voltar para os Seus braços e tudo na nossa vida que estava morto, voltará a viver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário