terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

ESTUDO PARA CÉLULA DE JOVENS


Tema : A ORIGEM DO PECADO

Texto: Ezequiel 28.1-19

INTRODUÇÃO: De onde veio o pecado? Errou quem disse “jardim do Éden”. O pecado surgiu no céu. O texto de Ezequiel, que começa falando de um rei, contém diversas afirmações que não se aplicam a um ser humano. Por isso as igrejas cristãs o interpretam como referência ao príncipe das trevas. O mesmo acontece com a passagem de Isaías 14.4-15.

1º - Satanás era um querubim, um tipo de anjo de “alta patente” (Ez 28.14).
 Era dotado de beleza, talento, poder e autoridade. O verso 13 nos permite saber que ele atuava no louvor celestial. De fato, seu nome não era Satanás (que significa adversário). Seu nome era Lúcifer.

2º - Satanás se envaideceu por sua condição e beleza, e desejou o lugar de Deus (Is 14.14).
 Então, o Senhor o lançou por terra (Is 14.12; Lc 10.18), junto aos anjos que o apoiaram, um terço das hostes celestiais (Ap 12.4-9 / estrelas, nesse caso, significam anjos, como se vê em Ap 1.20). Esses anjos tornaram-se conhecidos como anjos caídos, espíritos imundos ou demônios. Não sabemos quando aconteceu o pecado no céu, mas foi antes de Adão pecar, pois, em Gênesis 3, Satanás já estava no jardim do Éden para tentar induzir o homem ao mesmo pecado que ele próprio havia cometido: o desejo de ser igual a Deus. É o pecado da soberba, da arrogância e da ambição sem limites (1 Tm 3.6). No jardim do Éden, Eva pecou  primeiro. Adão, sendo tentado pela mulher, pecou também . O pecado provoca a ira divina e, assim como Satanás foi expulso do céu, Adão e Eva  foram expulsos do Paraíso. De Adão e Eva, o pecado passou a todos os seres humanos (Rm 5.12). Mas, naquele mesmo texto, temos a promessa de um descendente de Eva que haveria de esmagar a cabeça da serpente (Gn 3.15). Jesus é esse descendente. Ao Morrer  na cruz, Ele foi ferido por Satanás, mas Sua ressurreição foi  a consumação de Sua vitória. Por essa causa, Jesus é a solução divina para o pecado humano.


Conclusão :  Qual é a utilidade de sabermos a origem do pecado? Esse conhecimento nos mostra o vínculo que existe entre o pecado e Satanás. Não se trata de algo normal ou natural.                            1 João 3:  8 -  Aquele que pratica o pecado é do Diabo, porque o Diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.                                1 João 3:  9 -  Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário