segunda-feira, 3 de abril de 2017

ESTUDO DE CÉLULA


  
Tema : Acolhendo a Palavra de Deus

 Texto: Tiago 1:21-25 ( ler )

Introdução : A Palavra de Deus é uma semente incorruptível e poderosa. Só ela consegue implantar a mente de Cristo no ser humano. Entretanto, esse poder não tem como entrar em operação e nos transformar de fato, se não reagirmos de forma adequada ao que nos é ministrado . Uma terra ruim pode impedir a melhor das sementes de dar o seu fruto… Baseado no que Tiago diz no texto acima, vamos ver qual a maneira certa de nos relacionarmos com a Palavra de Deus.

1-  Precisamos Dar O Devido Valor À Palavra
Tiago nos manda “acolher” a Palavra. Isso significa , receber bem, abrir as portas com prazer. Uma pessoa se sente acolhida numa casa quando os anfitriões são hospitaleiros, demonstram valorizar sua presença… Infelizmente, há quem trate a Palavra de Deus como palavra de homens.

2-  Precisamos Reagir À Palavra Com Mansidão
Tiago manda acolher a Palavra “com mansidão”, ou seja, com um coração predisposto a obedecê-la. Um animal manso é um animal domado, que obedece a comandos, que não é agressivo. Não adianta ouvirmos a Palavra de Deus e, ao invés de submeter-nos, ficarmos esperneando, discutindo, contra argumentando. Quem tem um espírito questionador (a tendência contrapor-se à tudo), não cresce espiritualmente.

3-  Precisamos Ser Práticos Em Relação À Palavra Que Recebemos                                                        Muitos até aceitam a Palavra de Deus, dizem crer no que ela diz, mas não a praticam, ou pelo menos não o fazem de forma radical. Tiago compara essa atitude a alguém que se olha no espelho, vê que não está bem arrumado, mas sai dali sem tomar providência alguma. Pessoas assim viram meros religiosos, confessando-se crentes na Palavra de Deus, mas negando o seu poder, não vivendo o que dizem crer e, assim, trazem até descrédito ao Evangelho.


4-  Precisamos Receber A Palavra Como Uma Lei Perfeita 
Tiago, neste versículo, diz que devemos considerar atentamente a Palavra como “lei perfeita”, que ele chama de “lei da liberdade”. Há várias ideias aqui. Primeiro, precisamos dar atenção ao que está na Bíblia. Segundo, precisamos entender que aquilo é a lei de Deus para nós e que ela é perfeita. Ora, uma lei perfeita não se discute, mas se obedece. A terceira ideia é que, se obedecemos a Palavra como quem cumpre uma lei infalível, ela se torna uma fonte de liberdade para nós!

CONCLUSÃO:  A palavra de Deus é perfeita .

Nenhum comentário:

Postar um comentário