quarta-feira, 20 de abril de 2016

ESTUDO PARA A CÉLULA


Estudo  Para  A  Célula  -  Tema :  Cumprindo O Propósito Da Frutificação  

 Texto: João 15:1-16 ( ler )

Introdução  : Todo verdadeiro cristão precisa assumir o ministério e ser enviado para dar fruto, ou seja, fazer discípulos… Nesse texto de João 15, Jesus trata do assunto de maneira muito direta. Vamos entender algumas verdades importantes sobre o nosso chamado à frutificação:

1- TODOS FOMOS ESCOLHIDOS E ENVIADOS PARA DAR FRUTOS – vs. 16 – Dar frutos, ganhar vidas para Cristo, fazer discípulos, não é uma opção, mas um chamado de Deus para todos nós. Precisamos assumi-lo e nos  preparar da melhor forma possível para cumpri-lo.

2- DEVEMOS CRESCER EM NOSSA CAPACIDADE DE FRUTIFICAÇÃO – vs. 5 e 16 – Jesus fala de “dar fruto”, “dar muito fruto” e fazer com que “os frutos permaneçam”. Isso indica que devemos avançar nos estágios desse ministério. Cada um de nós precisa assumir o desafio de começar, gerar um fruto, ganhar alguém para Cristo. Depois, precisamos fazer disso um ministério, passarmos a ganhar muitas vidas e, finalmente, precisamos nos dedicar  ao discipulado, para que os nossos frutos permaneçam na Casa de Deus.

3- VEJAMOS QUAIS AS CONDIÇÕES PARA QUE SEJAMOS PESSOAS FRUTÍFERAS         Em suas palavras, Jesus nos dá o caminho para uma vida produtiva e aprovada pelo Pai.
a) Precisamos ter comunhão com Cristo – vs. 4-5 – Uma vida frutífera é resultado de um relacionamento intenso com o Senhor. Somente nele podemos produzir ! Muitas pessoas são estéreis porque vivem apenas no nível da religiosidade, mas não mantém um relacionamento profundo com Deus, pois quem é intenso com Deus recebe a paixão que Ele tem por vidas .

b) Precisamos ser tratados pela Palavra – vs. 2-3 – É o tratamento que nos torna mais frutíferos. Ele pode ser doloroso, mas  à medida  em que a Palavra vai trabalhando nas nossas vidas , produzimos mais resultados no reino de Deus.

c) Precisamos amar as pessoas vs. 12-13 – Discipulado é fruto de amor. Quando amamos às pessoas, dispomo-nos a dar a vida por elas. Portanto, muito mais do que uma obrigação, a tarefa de gerar discípulos deve ser fruto de nossa paixão pelas vidas.

4- VEJAMOS QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DE SERMOS PESSOAS FRUTÍFERAS                     
  Conforme as palavras de Jesus, uma vida frutífera produz muitos resultados maravilhosos:

a) Somos livrados da rejeição – vs. 2, 6 – Jesus é claro em dizer que a falta de frutos provoca uma rejeição da parte de Deus. Muitas pessoas caem em pecado, esfriam na fé ou simplesmente não avançam devido à sua esterilidade espiritual.

b) Nossas orações têm resposta – vs. 7 – Que grande revelação! O êxito de nossas orações está ligado à nossa tarefa de frutificar. Deus tem prazer em atender a oração de quem investe no que é prioridade para Ele.

c) Glorificamos a Deus – vs. 8 – A maneira mais prática de honrarmos ao Senhor é gerando frutos. Quem ama, quem é grato, honra! Essa deve ser nossa maior motivação!

d) Provamos de uma alegria completa – vs. 11 – Fazer discípulos e ganhar vidas para Cristo produz uma alegria sobrenatural, um senso de propósito e realização. Muitas pessoas perdem a motivação e esfriam na igreja, porque vivem sem propósito e acabam refletindo a tristeza do próprio Espírito com sua falta de frutos.

Conclusão :  faça acontecer a multiplicação da sua célula , seja uma pessoa frutífera .

Que Deus te Abençoe


Pra. Margarete 

quinta-feira, 14 de abril de 2016

ESTUDO PARA A CÉLULA


ESTUDO PARA A CÉLULA – TEMA  : DEUS NÃO TOLERA A MENTIRA

Texto : Tito 1. 1,2 Paulo , servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, - na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos.

Introdução  : Aparentemente, a mentira era algo comum em Creta (Tito1.12). Desde o início Paulo deixou claro que Deus não mente. O fundamento de nossa fé é a confiança no caráter de Deus. Ele é a fonte de toda verdade, não pode mentir. Crer em Deus nos leva a viver um estilo de vida que o honra.

1º NÃO MINTAMOS AOS OUTROS
Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas. Colossenses 3. 9 . Mentir uns aos outros rompe a unidade e destrói a confiança. A mentira destrói os relacionamentos e pode levar a um sério conflito em uma igreja. Então , não espalhe boatos ou fofocas . Comprometa-se em dizer a verdade.

2º A VERDADE FICARÁ PARA SEMPRE
O lábio de verdade ficará para sempre, mas a língua mentirosa dura só um momento. Provérbios 12. 19 . A verdade é sempre oportuna; é aplicável tanto ao presente como ao futuro. Por estar relacionada ao caráter imutável de Deus, também é invariável.

3º QUEM MENTE ANDA NAS TREVAS
Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. - Se afirmarmos que temos comunhão com Ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade  .1 João 1.5,6  Andar nas trevas significa viver no pecado e nos prazeres mundanos. Tais pessoas não têm “comunhão com Ele”, e  não nasceram de Deus . Aqueles que têm comunhão com Deus experimentam a sua graça e vivem em santidade na sua presença (1 João 1.7; 1 João 2.4; ).

4º QUEM É JUSTO NÃO MENTE
O justo aborrece a palavra de mentira, mas o perverso faz vergonha e se desonra. Provérbios 13. 5 .O justo prefere sofrer por falar a verdade do  que evitar o sofrimento usando de mentira (Dn 3.16-18).  mentir  é pecar contra o Senhor , que viver desse modo é excluir-se do reino de Deus (Jo 8.44)

5º ABANDONEMOS A MENTIRA
Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. Efésios 4. 25  A mentira rompe a unidade porque cria conflitos e destrói a confiança. Ela também acaba com os relacionamentos  .

6º OS MENTIROSOS ESTARÃO FORA DO REINO DE DEUS
Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem  , e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. Apocalipse 22. 15
Note como os dois últimos capítulos da Bíblia destacam o caso da mentira. Os praticantes da mentira são mencionados três vezes: (1) todos os mentirosos, “a sua parte será no lago que arde com fogo” (21.8); (2) os que cometem mentira não entrarão na cidade eterna de Deus (21.27); e (3) os que amam e cometem mentira estarão fora do reino eterno de Deus. A mentira é  pecado, e pecado não entra no céu .

Que Deus te Abençoe


Pra. Margarete