segunda-feira, 12 de setembro de 2016

ESTUDO DE CÉLULA


Estudo para a Célula  

 Tema :  Semente boa em terra boa – Parte 04  (final )    
  Texto  -   Mateus 13:3-­8;18-­23  

Introdução  :  Hoje terminaremos a série de estudos sobre a parábola do semeador. Já vimos quão preciosa e poderosa é a semente da palavra em nossas vidas. Já entendemos também que a falta de entendimento, a falta de profundidade e a falta de preparo para as lutas podem nos levar a perder essa riqueza. Hoje vamos estudar o último fator que nos leva a perder a semente…

1) A SEMENTE QUE É SUFOCADA PELOS ESPINHOS Mateus 13:7,22 – Nesses versículos, Jesus fala de uma semente que nasce. Parece que ela prospera mais que as outras. Porém, num determinado tempo é sufocada  por espinhos que ele identifica como “os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas”. Temos, portanto, dois grandes perigos a evitar:

2) OS CUIDADOS DO MUNDO – Tiago 4:4; Romanos 12:2; I João 2:15 – Quando nos convertemos a Cristo, somos chamados para uma nova vida no seu reino. A velha vida do mundo não nos serve mais. Entretanto, se fizermos concessões ou voltarmos a nos envolver com ambientes e pessoas  dominadas pelo pecado, acabaremos sendo seduzidos e a palavra será sufocada em nosso coração. Por isso, é preciso vigiar e manter distância de tudo aquilo que representa a velha vida  .

3) A FASCINAÇÃO DAS RIQUEZAS – Mateus 6:24; 1a Timóteo 6:9-­10– Grande parte das pessoas que esfriam na fé ou se desviam do evangelho tem como motivo a sua relação com o dinheiro  (a falta dele ou a abundância). Quando permitimos que as coisas materiais tomem prioridade em nossa mente e coração,  enfraquecemos na fé e a palavra de Deus perde o seu poder em nós. Isso é um grande laço! Não podemos deixar que a ambição ou a ansiedade tire o nosso foco de Cristo – Leia Provérbios 10:22; Mateus 6:33.


4) OS FRUTOS DE UMA TERRA BOA – Mateus 13:8,23  Jesus termina falando da semente que cai em boa terra e produz abundantes frutos. Assim deve ser a nossa vida! Quando recebemos a palavra de Deus e damos a ela espaço, atenção e profundidade, os resultados aparecem e nós nos tornamos referencias de fé e êxito. Não há maneira melhor de honrar ao Semeador, o Espírito Santo que tanto investe em nós  

Nenhum comentário:

Postar um comentário