Tadel
Série: Encorajando o coração daqueles
que lideramos (Parte 2) Neemias 4: 6
O bom líder é ao mesmo tempo duro e
carinhoso: firme e justo; apaixonado pela causa e transbordante de compaixão.
4. Personalize o agradecimento
Não tenha
uma maneira padronizada de expressar gratidão a alguém diante do grupo. Procure
incluir detalhes que personalizem , que dramatizem aquilo de tão certo que a
pessoa fez.
O
agradecimento padronizado é algo que poderia ser feito por alguém que nem mesmo
conhecesse a pessoa em questão, e o resultado seria pouco motivador. Detalhes
individuais, talvez até mencionando preferências e limitações que a pessoa teve
de vencer para conseguir esse bom resultado tornarão o agradecimento muito mais
precioso a quem o receber.
5. Conte a história
A narração
de histórias é um dos mais antigos métodos do mundo para se comunicar os
valores e ideais sustentados pela comunidade. Em culturas primitivas sem
escrita, as histórias eram usadas para compartilhar as importantes lições da
vida. Reconhecemos a importância da narrativa no ensino das crianças, mas nos
esquecemos da sua importância no ensino dos adultos. De fato, pesquisas indicam
que as pessoas confiam mais em histórias do que em estatísticas.
Hoje em dia,
somos inundados de informações. Como classificar tudo e coar e guardar na
memória algum pedacinho de informação?
Pesquisas revelam claramente que um dado é mais rápida e mais acuradamente lembrado quando é
apresentado, inicialmente, por meio de um exemplo ou de uma história.
As boas
histórias são divertidas e prendem a atenção. E as pessoas com quem trabalhamos
, nossos liderados e discípulos, serão
muito mais encorajadas se nós contarmos histórias sobre elas. Nossos filhos são
amplamente motivados quando contamos histórias sobre eles.
A boa
história nos emociona. Emociona, ensina e grava na memória. Ajuda o ouvinte a
colocar determinado comportamento dentro de um contexto vivencial e entender o
que é que alguém precisa fazer, dentro desse contexto, para corresponder às
expectativas dos líderes. É como se aquele que faz o agradecimento público
dissesse: “Toda vez que vocês se encontrarem numa situação do tipo que acabo de
mencionar, façam como fez o Fulano. Ele pensou, pensou e descobriu uma maneira
bem certa de agir de acordo com os nossos padrões. Sabem de uma coisa? Vocês
poderão fazer o mesmo”. A boa história fica na memória por muito mais tempo do
que uma palestra.
Continua ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário