terça-feira, 20 de setembro de 2016

Estudo para a Célula


Estudo para a Célula

TEMA: “MEU ÚLTIMO DIA DE VIDA”:                      

Texto Bíblico: 2 Rs  : 20: 1-6

INTRODUÇÃO : Uma das lições mais importante que devemos aprender, é viver a cada dia como se fosse o nosso ultimo dia de vida. Se soubéssemos que amanha seria o nosso ultimo dia de vida, como seria o nosso ultimo culto? Último dia de trabalho? Último dia com a família? Último dia como cristão aqui na terra? No texto de 2 Reis, Deus disse ao Rei  Ezequias: ...põe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás.... Mas devido às orações e lágrimas do Rei  Ezequias , Deus o curou e acrescentou 15 anos de vida a ele. Bem diferente de Ezequias, não sabemos qual o nosso ultimo ano, ou último dia de vida, por isso precisamos aprender a viver cada dia como se fosse o último. Sem dúvida esta é a melhor maneira de aproveitar a vida, e viver melhor.  Vamos aprender .

03 ATITUDES PARA VIVERMOS COMO SE FOSSE O NOSSO ÚLTIMO DIA.
1ª Atitude – Temos que esquecer as feridas do passado – Fl 3:13-14
É impossível alguém viver bem, sem se desprender das perdas e traumas do passado. Não podemos ficar preso no passado, remoendo traumas e perdas que marcaram negativamente a nossa vida. O Apóstolo Paulo, foi um perseguidor da Igreja, e consentia nas mortes dos cristãos, porém, depois que Paulo recebeu Jesus, ele disse que se esqueceu das coisas que para trás ficaram, e avançava para as que estavam diante dele. Como cristão também temos que ter a mesma atitude de Paulo. (2Co 5:17)

2ª Atitude – Valorize cada momento com sua família – Ec:  9:9 O tempo passa muito rápido, lamentavelmente muitas pessoas passam a vida toda correndo de um lado para o outro, e esquecem de desfrutar aquilo que Deus nos deixou de mais precioso nesta vida: A família. Muitos tem trocado momentos preciosos com a família, por trabalho, dinheiro, “amizades”, etc... Não sabemos quanto tempo teremos para desfrutar ao lado de nossa família, por isso não podemos trocar a família pelos cuidados e riquezas deste mundo.

3ª Atitude – Esteja sempre preparado para se encontrar com Deus - Lc 12:13-21
Diferente do que pensam algumas religiões, a Bíblia nos ensina que nós só temos uma vida para determinar onde passaremos a eternidade (Hb 9:27). Não teremos uma segunda vida para escolhermos entre o céu e o inferno. Pode parecer chocante, mas precisamos estar conscientes disto. Muitos só se preocupam com o momento, como se essa vida fosse tudo, mas não é. Precisamos viver a cada dia preparado para se encontrar com Deus .


CONCLUSÃO:  Para viver o melhor de Deus precisamos viver a cada dia como se fosse o nosso ultimo dia de nossas vidas, esquecendo das feridas e perdas do passado, valorizando cada momento com nossa família e estando sempre preparado para se encontrar com Deus.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

ESTUDO DE CÉLULA


Estudo para a Célula  

 Tema :  Semente boa em terra boa – Parte 04  (final )    
  Texto  -   Mateus 13:3-­8;18-­23  

Introdução  :  Hoje terminaremos a série de estudos sobre a parábola do semeador. Já vimos quão preciosa e poderosa é a semente da palavra em nossas vidas. Já entendemos também que a falta de entendimento, a falta de profundidade e a falta de preparo para as lutas podem nos levar a perder essa riqueza. Hoje vamos estudar o último fator que nos leva a perder a semente…

1) A SEMENTE QUE É SUFOCADA PELOS ESPINHOS Mateus 13:7,22 – Nesses versículos, Jesus fala de uma semente que nasce. Parece que ela prospera mais que as outras. Porém, num determinado tempo é sufocada  por espinhos que ele identifica como “os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas”. Temos, portanto, dois grandes perigos a evitar:

2) OS CUIDADOS DO MUNDO – Tiago 4:4; Romanos 12:2; I João 2:15 – Quando nos convertemos a Cristo, somos chamados para uma nova vida no seu reino. A velha vida do mundo não nos serve mais. Entretanto, se fizermos concessões ou voltarmos a nos envolver com ambientes e pessoas  dominadas pelo pecado, acabaremos sendo seduzidos e a palavra será sufocada em nosso coração. Por isso, é preciso vigiar e manter distância de tudo aquilo que representa a velha vida  .

3) A FASCINAÇÃO DAS RIQUEZAS – Mateus 6:24; 1a Timóteo 6:9-­10– Grande parte das pessoas que esfriam na fé ou se desviam do evangelho tem como motivo a sua relação com o dinheiro  (a falta dele ou a abundância). Quando permitimos que as coisas materiais tomem prioridade em nossa mente e coração,  enfraquecemos na fé e a palavra de Deus perde o seu poder em nós. Isso é um grande laço! Não podemos deixar que a ambição ou a ansiedade tire o nosso foco de Cristo – Leia Provérbios 10:22; Mateus 6:33.


4) OS FRUTOS DE UMA TERRA BOA – Mateus 13:8,23  Jesus termina falando da semente que cai em boa terra e produz abundantes frutos. Assim deve ser a nossa vida! Quando recebemos a palavra de Deus e damos a ela espaço, atenção e profundidade, os resultados aparecem e nós nos tornamos referencias de fé e êxito. Não há maneira melhor de honrar ao Semeador, o Espírito Santo que tanto investe em nós  

terça-feira, 6 de setembro de 2016

TADEL



Exemplos do passado

 Podemos encontrar um exemplo de pessoas amarradas no meio do fogo nos três amigos de Daniel. O fogo nem os chamuscou, apenas queimou as amarras, e eles passeavam livres dentro do fogo. Mesmo que sejamos jogados dentro da fornalha acesa, ela servirá para realçar a bênção e a presença do Quarto Homem, Jesus, o Filho de Deus.

Lázaro estava todo enfaixado. Quando ele ouviu a voz de Jesus na entrada do túmulo, um milagre aconteceu na sua vida – ou talvez melhor seria  dizer, na sua morte. Ele ressuscitou imediatamente. Mas ele ainda estava enfaixado. Ainda estava amarrado nas faixas e panos. Que disse Jesus para os parentes e amigos? “Desatai-o e deixai-o ir!” (João 11.44).

Quando Sansão, todo amarrado, viu os filisteus vindo contra ele, veio sobre ele a unção de Deus e as amarras caíram por terra como se estivessem queimadas, como nada. A unção foi tão grande que ele pegou uma queixada de jumento e com ela matou 1000 homens. A unção de Deus sobre a vida de um homem Seu servirá para desamarrar as suas mãos, trazer revelação e desvendar possibilidades de recursos infinitos.

O verso 16 de Juízes 15 fala de “montões sobre montões…” Sansão não matou todos de uma vez. Com certeza ele foi abatendo-os aos poucos. E à proporção que ele lutava, os montões iam se acumulando atrás dele. O grande segredo era que o Espírito do Senhor se apoderava dele.
Cheio do Espírito Santo, você entende que a guerra é sobrenatural. Não é contra as pessoas que nos rodeiam, mas contra as hostes espirituais da maldade. Não devemos pagar mal por mal, nem nos vingar das pessoas. Talvez a derrota dos mil não durou cinco minutos. Talvez  foram horas e horas, mas ele venceu.

Paulo e Silas também estavam presos e amarrados no cárcere. Era meia noite, o momento mais escuro. Mas esse é o momento de louvar a Deus, de glorificar a Jesus. E quando eles o fizeram, as correntes caíram, a cela toda tremeu, todas as portas se abriram , e as mãos e os pés de todos os prisioneiros foram soltos! (Atos 16.26).

Devemos ser exemplos no presente  

 Hoje podemos fazer diferente dos homens de Judá. Em vez de amarrar as mãos e os pés de nossos líderes, de nossos liderados, de nossos discípulos, devemos desamarrá-los. Isto significa ajudá-los a cumprir o seu papel no Reino. Significa ajudá-los a vencer suas dificuldades, pecados e limitações. Significa lutarmos juntos, e não contra. Significa não fazer acordos e alianças com o inimigo. O discipulado é uma das maneiras mais poderosas e eficientes de desatar mãos e fazê-las aptas para o combate e para a vitória.


Não podemos aceitar pacificamente o domínio do mal, do pecado, do diabo e seus ditames sobre a nossa vida, nossa família, nossa igreja e sobre a sociedade ao nosso redor. Deus pode  nos “armar” com as armas mais inusitadas e improváveis, como uma queixada de jumento. Isto prova que a vitória não vem da arma que temos nas mãos, mas do Espírito que move o nosso coração e ativa as nossas mãos.