quarta-feira, 31 de agosto de 2016

TADEL


TADEL

 A vitória começa com atitude - ATITUDE DE FORÇA, FIRMEZA E CORAGEM
Provérbios 23:7: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo.” Lê Filipenses 2:5. Romanos 12:2,

Introdução : Quando o inimigo atacar, não devemos chorar. Devemos entender os princípios da guerra. A guerra não é justa, e o diabo não é justo com ninguém. E muitas vezes ele vai usar as pessoas bem próximas a nós. Os homens de Judá foram conversar , bater papo com o inimigo. O inimigo fica super.  feliz quando vê uma Igreja quebrada, arriada, quando vê um povo covarde, de cabeça baixa. Na hora de dar “Glória a Deus” não sai nada. Na hora de levantar a mão, só levanta um dedo.  Sabes o que Deus quer? Ele quer que tu tenhas uma atitude ,  um cântico de vitória! Glória a Deus. Aleluia. Glória a Deus.  Ver a situação e declara  Já caiu! Já caiu! Já caiu! Glória a Deus. És tu que tens a tarefa. És tu que tens a tarefa de vencer. És tu que tens a tarefa de confrontar. O teu pouco com o muito de Deus vai ser poderoso!

  1º  -    Tu sabes o que Deus faz? Deus impõe terror aos nossos inimigos. Deus impõe pânico aos nossos inimigos. Deus aterroriza os nossos inimigos. Armas forjadas não prosperarão contra nós. Não podem prosperar. A língua que ousar contra ti, em juízo, tu a condenarás. É a tua herança. É o teu direito. Não temas, o Senhor é contigo. Você precisa é ter atitude de um guerreiro  (a ) . Lê 1 Samuel 17:47: “Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos.” E aí começa a atitude corajosa!

2º  - Pais e mães, devemos checar o que os nossos filhos assistem ou acessam. Devemos saber com quem eles estão conversando. Devemos saber o que está ocupando o primeiro lugar nas suas mentes e corações.


 Conclusão  : Não aceite que você foi feito para viver sempre  debaixo de maldições ,  que você nunca vai vencer determinados pecados ou problema . Não aceite as mentiras do diabo que o colocam para baixo ou que tentam fazê-lo enveredar por caminhos errados. Desamarre as suas  mãos ,não aceite ficar amarrado .

Estudo de Célula



Estudo de Célula

Tema : Semente boa em terra boa – Parte 3

Introdução  : Já vimos na semana passada que um dos motivos pelos quais a palavra de Deus não frutifica na vida de algumas pessoas é a falta de compreensão e a ação demoníaca no sentido de roubar a semente.

Texto: Mateus 13:3-­8;18-­23 (ler )
Hoje vamos estudar sobre um  outro  fator: a semente que fica superficial e é queimada pelo sol. Vamos entender o que isso significa…

1) A SEMENTE QUE CAI EM SOLO ROCHOSO – Mateus 13:5-­6,20-­21 ( ler ) – Há dois problemas aqui denunciados por Jesus: pouca profundidade e tribulação. Isso pode cooperar para que a semente tenha pouca duração na vida de alguém. 
          
2) FALTA DE PROFUNDIDADE – 1 Timóteo 4:15-­16 Jesus fala de pessoas que recebem a palavra com a alegria, mas não permitem que ela vá além da superfície. Ele está falando de gente que tem apenas uma experiência emocional com o evangelho, mas não se aprofunda, não permite que ele conquiste suas mentes. Na verdade, isso acontece porque essas pessoas não estão dispostas a investir, a cavar para que a palavra tenha raiz… Ao contrário disso, precisamos nos disciplinar e buscar a palavra com diligência, para que ela se estabeleça na profundidade do nosso coração.

3) TRIBULAÇÕES POR CAUSA DA PALAVRA              
João 16:33; 2Timóteo 3:12 – Na parábola, Jesus diz que essa semente sem profundidade é queimada pelo sol, referindo-­se à “angústia e perseguição pela palavra”. Isso nos mostra que aqueles que não se preparam para dificuldades, que se enganam achando que a vida cristã é uma vida sem problemas, acabam desistindo… É fundamental que lutemos pela palavra e não permitamos que as circunstâncias nos desanimem. Como um tesouro que recebemos em nosso interior, cada palavra de Deus deve ser guardada por nós e, ainda que os inimigos nos ataquem de várias formas para que ela não venha a frutificar, se perseverarmos teremos vitória…              O que fazer para que a tribulação não roube a nossa fé e seque a palavra em nós?
• Orar mais – Mateus 26:41 – Quando vêm as aflições, precisamos nos dedicar mais ao jejum e à oração.
• Cercar-­nos de comunhão com os irmãos – Eclesiastes 4:9-­10 – Estar junto com aqueles que podem nos cobrir e fortalecer na fé, é outro segredo para tempos difíceis.
• Insistir no estudo da palavra para que ela ganhe profundidade em nós – Salmos 119:42-­45 – Quando sentimos que há um cerco de problemas sobre nós, devemos ainda mais nos alimentar da palavra, para que ela nos fortaleça.


CONCLUSÃO :  ore com imposição de mãos em seus discípulos …

Estudo de Célula




Estudos de Célula 
                                                                                                                                                        Tema:   Semente boa em terra boa Parte 2

Introdução  : Na semana passada  meditamos sobre a preciosidade da palavra de Deus que é semeada em nossas vidas. Hoje, vamos começar a entender os motivos pelos quais, em muitas pessoas, a semente não prospera.

Texto: Mateus 13:3-­8;18-­23 (Ler )
Se entendermos esses motivos, podemos trabalhar para que isso não aconteça conosco.

1 ) A SEMENTE QUE CAI À BEIRA DO CAMINHOMateus 13:4,19 – Jesus disse que o primeiro problema é quando a semente cai à beira do caminho. Ele comparou isso aos que recebem a palavra, mas não a compreendem. Então, vêm  o maligno (comparado a aves) e a rouba. Temos, portanto, dois fatores: a falta de compreensão e a ação de demônios no sentido tirar  a palavra de nós. Vamos entender melhor…

2 ) A FALTA DE COMPREENSÃO DA PALAVRA DE DEUS – Tão importante quanto ouvir é entender a palavra. Se uma pessoa não a entende (ou a entende de forma distorcida), não terá frutos em sua vida e logo se perderá. Mas, o que pode levar alguém a ouvir a palavra e não compreendê-­la ? A Bíblia nos mostra alguns motivos:
• Bloqueio espiritual – 2 Coríntios 4:3-­4 ler  – Satanás (que é chamado nesse texto de “deus deste século”) procura cegar o entendimento das pessoas. É preciso, portanto, em muitos casos, quebrar esse bloqueio demoníaco no entendimento.
• Falta de conversão – 1 Coríntios 2:14 ler  – Muitas pessoas estão no meio da igreja, mas ainda não se converteram completamente, ou seja, não fizeram uma entrega total de suas vidas a Cristo. Assim, com a mente natural (apenas com a razão), elas não compreendem as coisas de Deus oriundas da sua palavra.
• Falta de disciplina e atenção – Josué 1:8; Provérbios 23:12; 1a Timóteo 4:13,15 ler  – A compreensão da palavra requer interesse, estudo, dedicação. Entretanto, muitas pessoas querem receber tudo
Mastigado , não se aplicam ao estudo bíblico pessoal, e mesmo nos cultos, estão sempre distraídas com outras coisas. Assim, a semente cai à beira do caminho e se perde.

3 ) A PRESENÇA DE ESPÍRITOS MALIGNOS QUE ROUBAM A PALAVRATiago 4:7 ler  – Na parábola do semeador, Jesus disse que a semente caída à beira do caminho é comida pelas aves antes de brotar, e identificou essas aves como “o maligno”. Portanto, há também uma ação demoníaca sempre que a palavra é semeada, uma tentativa do reino das trevas de roubar o que Deus está falando conosco. Sabendo disto, precisamos vigiar e não permitir que os demônios tenham sucesso tirando nossa atenção da palavra ou lançando dúvidas sobre ela.


CONCLUSÃO – Peça ajuda ao seu  discipulador ( a ) se Você tem  dificuldade  para compreender a palavra  com certeza  ele (a ) vai lhe ajudar .

terça-feira, 23 de agosto de 2016

ESTUDO PARA A CÉLULA


Estudos de Célula

 Tema : Semente boa em terra boa 1ª parte

Texto: Mateus 13:3-8;18-23 ( Leia )
Introdução : Hoje vamos refletir sobre a “parábola do semeador”, um dos ensinos mais importantes de Jesus. Ela fala da importância da palavra de Deus como semente que gera frutos em nossa vida. Fala também dos motivos pelos quais muitas pessoas, apesar de receberem a palavra, não prosperam na fé e acabam perdendo o investimento que o Espírito Santo fez em suas vidas… Hoje vamos pensar na tremenda importância do evangelho do reino que é semeado em nós.

1) SE A PALAVRA TEM CHEGADO ATÉ NÓS É PORQUE DEUS DECIDIU INVESTIR EM NOSSAS VIDAS – Mateus 13:3 – O texto começa dizendo que “o semeador saiu a semear”. Isso significa que, se a palavra tem chegado às nossas vidas é porque alguém se dedicou e investiu para nossa salvação e crescimento espiritual. Só isso já deveria ser um motivo de correspondermos com crescimento. Aqueles que nos pregaram o evangelho, que nos lideram, nos discipulam na fé e que nos pastoreiam merecem ser honrados e ver os resultados de seu esforço (leia Hebreus 13:7; 3 João 1:4; II Timóteo 2:6). Você já parou para valorizar quem semeia a palavra em sua vida? De que maneiras  podemos recompensar o investimento dessas pessoas? (Discuta isso com a célula). Mas acima de tudo, Deus investe a sua santa palavra para o nosso crescimento. Por isso, nós os que a temos recebido, estamos obrigados a manifestar o seu fruto em fidelidade e multiplicação (leia João 17: 14,17; Lucas 12:48).

2) A PALAVRA DE DEUS É UMA SEMENTE PERFEITA -­ Salmos 19:7-­8; Tiago 1:25; 2Timóteo 3:16-­17-( leia ) ­Precisamos entender que a palavra de Deus, aquilo que aprendemos da Bíblia, é uma semente poderosa e perfeita. Tem o poder, não apenas de trazer conhecimento à nossa mente, mas trazer revelação e alimentar o nosso espírito. Por isso, precisamos valorizar a palavra e comer dela como um alimento precioso. Enquanto bilhões de pessoas ao redor do mundo não têm acesso e entendimento, ou seja, não recebem  desta preciosa semente, nós temos esse privilégio. E quando esta semente não produz frutos, o problema não está nela, mas em nosso  coração .

3) POR MELHOR QUE SEJA A SEMENTE, É A QUALIDADE DA TERRA QUE DETERMINA OS FRUTOS – Jeremias 4:3 (leia )  – Nós precisamos preparar o nosso coração para receber a semente da palavra. Mesmo uma terra ruim pode ser trabalhada para que se torne fértil. É por isso que os lavradores  adubam e investem na preparação do solo, antes de semear. Nós também podemos fazer isso em relação ao nosso coração, para que a palavra frutifique. Quando oramos, jejuamos, adoramos e exercemos diligência em ler e ouvir a palavra, os resultados são melhores.


CONCLUSÃO : Tenha  um tempo de oração e gratidão pelos semeadores da palavra que têm investido em suas vidas. Imponha as mãos sobre os seus discípulos e ministre sobre eles mais revelação da palavra…

ESTUDO PARA O TADEL



TADEL
Série Desamarre as minhas mãos (Parte 1)

E disseram-lhe: Descemos para te amarrar e te entregar nas mãos dos filisteus. Então Sansão lhes disse: Jurai-me que vós mesmos não me acometereis. E eles lhe falaram, dizendo: Não, mas fortemente te amarraremos, e te entregaremos nas mãos deles; porém de maneira nenhuma te mataremos. E amarraram-no com duas cordas novas e fizeram-no subir da rocha. E, vindo ele a Lei , os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do Senhor poderosamente se apossou dele, e as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho que se queimaram no fogo, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos (Juízes 15.12-14).

Existe uma guerra em andamento

O texto acima mostra uma história tremenda da guerra espiritual que acontece entre Deus o diabo, entre nós e os espíritos malignos. O diabo oferece constante afronta contra Deus, e o faz atacando principalmente os santos, mas também a humanidade como um todo. Prova disso são os estupros, as torturas contra mulheres e crianças indefesas, a escravidão de seres humanos, etc.. 
No relato, os filisteus vieram com fúria contra Judá. Os filisteus dominavam sobre Judá. E assim 3000 dos homens de Judá foram ao encontro de Sansão numa caverna. Os líderes da tribo queriam evitar conflitos contra os filisteus, por isso decidiram lhes entregar Sansão. O inimigo queria Sansão, pois ele representava a ameaça, a força, o representante da unção de Deus contra eles, apesar de algumas debilidades de caráter naquele juiz de Israel.

Os filisteus simbolizam o mundo, o pecado. Cada vez que nós não compartilhamos os seus pecados, seus valores distorcidos, eles ficam contra nós. Neste sentido, não pode haver convivência pacifica entre os filisteus e o povo de Deus.

A guerra pode ser tanto interna quanto externa

Os homens de Judá entregando um dos seus, seu próprio líder, denota falta de unidade, de companheirismo, de senso de trabalho compartilhado. Às vezes somos mais paralisados ou impedidos de avançar pelos de perto, pelos que deveriam ser amigos, suporte, apoiadores, do que pelos inimigos de fora.


Sansão estava contra os filisteus e estes contra ele. A luta é feroz. Se já entregamos a vida para Jesus, querendo ou não nós entramos numa guerra. Ela pode ser contras nós, diretamente, mas pode ser através dos nossos filhos, colegas de trabalho, de escola. Os homens de Judá eram os homens sobre quem Sansão presidia. Mesmo assim esses homens foram usados para amarrar e tentar entregar o seu líder. Mas uma coisa é certa: o diabo não dá conta de nos amarrar! Se estivermos cheios do Espírito Santo, nós vamos continuar sendo mais que vencedores. Alguns reclamam de problemas financeiros.  Nem sempre é falta de dinheiro, mas é porque eles não sabem administrar o dinheiro que têm. Outros reclamam porque não têm nenhum dinheiro. Existe muito dinheiro e muitos bens por aí, apenas a espera que os crentes desenvolvam ideias criativas de como adquiri-los.

 Alguns reclamam porque trabalham demais e não tem tempo para nada. Outros reclamam porque não têm nada para fazer.