sexta-feira, 15 de março de 2013

Estudo de Célula

Estudo De Célula Para 11 à 16/03/13
Como Posso Vencer o Desânimo - Parte 1
 Texto:( Neemias 4:06 ) assim , edificamos o muro, e todo o muro se fechou até a metade de sua altura; porque o povo tinha ânimo para trabalhar.
Introdução: Aprenda a importância de não desanimar diante das dificuldades que aparecerem no caminho.
que projetos, desafios, trabalhos ,estudo ou até mesmo obra de Deus  você desanimou durante a realização e acabou desistindo de prosseguir? O que acha que faltou para poder continuar?

A doença mais mortal é o desânimo, não é o câncer, a Aids, ou outra. Porque será que o desânimo é uma doença tão terrível?
1. É universal – todos ficam desanimados.
2. É recorrente - Pode acontecer muitas vezes.
3. É altamente contagioso – outros ficam desanimados quando estão convivendo com desanimados.
Agora, a boa notícia – O desânimo é curável!
A história de Neemias ilustra quatro causas e três curas para o desânimo. Ao conduzir o povo à reconstrução dos muros de Jerusalém as pessoas começaram muito empolgado, mas depois de um tempo, desanimaram.
- O que fazer para superar o desânimo quando se tem vontade de desistir? (Neemias 6: 10-12)

Simplesmente cansados.
1ª Causa – Fadiga – O povo estava exausto. Muitos confundem cansaço com problema espiritual.
No começo é tudo novidade, mas depois o trabalho torna-se cansativo, torna-se uma rotina.
Você já começou a organizar algo muito bagunçado? Pintar um quarto? Como foi no começo? E quando estava na metade?
O desânimo aparece bem na metade da tarefa. É por isso que tantas pessoas raramente terminam alguma coisa.

2ª Causa - A frustração
V.10 – Frustração – Quando o povo olhou para o entulho e os escombros, ficaram desanimados.
Perderam o alvo de vista porque havia muita sujeira.
Sempre que você estiver realizando um projeto, algum lixo vai acumular-se, e isso pode ser algo frustrante,o lixo parece multiplicar-se.  Assim mesmo é em nossa vida,São coisas triviais, que gastam o nosso tempo, consomem nossa energia, trazem frustração, é tudo aquilo que nos  impede de nos tornamos  o que nós queríamos ser, que nos  impede de fazer as coisas que realmente são mais importantes em sua vida.

3ª Causa - Derrota
A terceira causa do desânimo é o fracasso. Verso 10. O povo não conseguiu terminar sua tarefa tão rápido quanto tinha planejado e, como resultado, sua confiança foi por água abaixo.
Como você trata o fracasso em sua vida? Começa a reclamar ?                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Ou culpa os outros? A diferença entre vencedores e perdedores está em que os vencedores sempre vêem a derrota
como um choque temporário.

4ª causa- medo
O quarto fator é o medo. V.11-
12 – Os judeus que moravam perto do inimigo, ao ouvirem suas ameaças tiveram medo.
Quando você fica  junto de uma pessoa negativa por algum tempo, você acaba tornando-se  negativo.
Você tem medos que o estão desanimando neste exato momento, medos que  estão impedindo de crescer e de se desenvolver?
Quais atitudes demonstram que seu desânimo é causado pelo medo?
Há muitas pessoas que não têm sonhos, alvos ou metas por medo.
Elas tem medo
* a frustração de sonhos e metas não realizados,
* vergonha dos outros   caso não alcance, etc..
Poderiam  ser algumas das razões pelas quais o medo se instala e paralisa uma pessoa.
Continua..........


Pra. Margarete

Estudo de Célula

Estudo De Célula para 18 à 23/03/13
Como posso vencer o desânimo (Segunda Parte)

Introdução:
Na semana anterior estudamos sobre o desânimo, vimos que ele é a doença mais terrível, por ser universal, recorrente e altamente contagiosa. Vimos as quatro causas do desânimo estudando a vida de Neemias. Lembra-se quais são as quatro causas? O cansaço, pelo excesso de trabalho ininterrupto; a frustração, pelo lixo que se revela; a frustração pelo fracasso e o medo das pessoas que nos ameaçam ou são negativas e novos desafios.

Hoje vamos ver as três curas para o desânimo:

1. Encontre uma maneira melhor – Ne 4.13 – Reorganize-se. Quando você ficar desanimado, não desista de seus objetivos. Ao contrário, desenvolva um novo modo de agir. Ficar desanimado não significa necessariamente que você esteja fazendo algo errado; você pode estar fazendo a coisa certa do modo errado.

2. Lembre-se de seu líder – Ne 4.14 – Lembre-se do Senhor Jesus. O que significa lembrar-se do Senhor? Devemos lembrar de três coisas: da bondade de Deus com você no passado; da presença de Deus no  presente (Hb 13.5); do poder de Deus para o futuro (Fp 4.13).
Lembre-se: seus pensamentos determinam seus sentimentos. Medite em versículos animadores, Fp 4.13; Rm 8.39; 8.31; Mc 9.23.

3. Lute, apesar das aparências! Ne 4.14 – Resista! Estamos numa batalha espiritual, numa guerra. O diabo é o acusador dos cristãos; ele adora depreciar. Esta é a sua arma número um, porque ele sabe que o cristão desanimado tem seu potencial limitado.
A Palavra de Deus em Tiago 4.7 nos ensina para resistirmos ao diabo. Resista a ele e aos seus pensamentos negativos.

Conclusão:
Você não precisa viver uma vida desanimada. A escolha é sua. Você pode optar por desistir. Mas pessoas notáveis se recusam a ficar desanimadas, não desistem, nunca abandonam a luta, mesmo quando estão cansadas, frustradas, tenham falhado e estejam com medo. Pessoas notáveis são pessoas comuns com uma quantidade extraordinária de persistência e assim nunca desistem.

Pra. Margarete