sexta-feira, 27 de abril de 2012

O que é isso na tua mão

O QUE É ISSO NA TUA MÃO?

Introdução

1. Moisés viveu 80 anos: 40 no Egito e 40 em Mídia. Na idade de 80 anos, ele tem muito pouco para mostrar suas realizações.
2. Ele não era eloqüente no discurso e mostrou uma falta de autoconfiança
3. Mas quando ele apresentou-se ao Senhor, quando ele permitiu que Deus o dirigisse, ele se tornou poderoso na história do povo de Deus.
4. Pode soar estranho, mas Deus pode pegar o pouco e transformá-lo em algo grande.
I. UMA SIMPLES PERGUNTA FOI FEITA A MOISÉS:
1. "Que é isso na tua mão?" E Moisés respondeu: "Uma vara".
2. O que era apenas um pedaço de pau na mão de Moisés, provavelmente, algo pessoal, ou um cajado de pastor, transformou-se, pelo poder de Deus, na força que trouxe as pragas sobre a terra do Egito, dividiu o Mar Vermelho, tirou a água da rocha, e ganhou uma batalha, quando Moisés usou-a como Deus o orientou. Êxodo 4:17,20, 7:20, 14:16, 17:9; Num. 20:8-11.
3. Coisas pequenas, quando colocado na mão de Deus, tornam-se grandes coisas.
II. DAVI, O QUE É ISSO NA TUA MÃO?
1. Uma funda e cinco pedras lisas. Isso? Para ir de encontro a um gigante, com uma lança tão grande que a haste da sua lança era como eixo de tecelão, (a ponta da sua lança pesava cerca de 23 libras e sua armadura quase 200 libras. Ele tinha seis côvados e um palmo de altura. 1 Samuel 17.
a. A funda é uma arma muito eficiente, especialmente nas mãos de um perito, Juízes 20:16, e mais especialmente, se Deus está direcionando o seu uso.
2. Seus irmãos disseram-lhe: "Você é apenas um garoto, você deve voltar a cuidar das ovelhas!“. Quantas vezes ouvimos a mesma coisa ser dita a pregadores jovens e a lideres jovens. Se não é dito em palavras e dito em atitude expressa.
4. Não sabiam esses homens que a mão do menino pastor, a mão que segurava a funda naquele dia, alguns dias depois iria segurar o cetro do rei, aquela cabeça iria usar a coroa real de Israel.
5. Observe as palavras de Davi, "Eu venho a ti em nome do Senhor". Isto é o que fez a funda insignificante e cinco pequenas e poderosas pedras nas mãos de Davi. Filipenses 4:13.
III. MOÇO, O QUE É ISSO NA TUA MÃO? Jo. 6:9-14.
1. Cinco pães e dois peixes. Mas, quando colocada na mão do Salvador, e quando ele abençoou, tornou-se o suficiente para alimentar mais de cinco mil.
2. Muitas vezes os nossos jovens não são ensinados a dar a Deus. Enquanto eles são jovens é que as impressões duradouras são feitas. Certifique-se que são as mais acertadas.
IV. VIÚVA, O QUE É ISSO NA TUA MÃO? Marcos 12:41-44.
1. Duas pequenas moedas, ou um oitavo de um centavo. Não há muito que dizer?
2. Mas, na mão de Deus tornou-se uma lição muito grande para nós. Não podemos alegar a pobreza.
3. a história de um menino , com duas moedas de dez centavos. Sua mãe tinha dado a ele com a instrução para colocar uma moeda na salva da coleta e ele poderia ficar com a outra. A mãe teve o cuidado de explicar que uma das moedas era para Deus e a outra era dele. Quando ele desceu a calçada, ele deixou cair uma das moedas de dez centavos e caiu em um bueiro de esgoto. O menino disse: "Desculpe, Deus, mas a que caiu foi a sua moeda."Nós fazemos a mesma coisa. Nós usamos tudo o que podemos colocar nossas mãos para nós mesmos, quando falamos tudo é tudo mesmo e depois falamos: "Desculpe, Deus, eu não tenho mais nada pra você."
V. DORCAS, O QUE É ISSO NA TUA MÃO? ATOS 9:36-43.
 Uma agulha. Sim, apenas uma pequena agulha. Mas uma agulha que foi utilizada para a glória de Deus e para o consolo de seu próximo.
VI. MÃE, PAI, O QUE É ISSO EM TUA MÃO? EFÉSIOS 6:4.
1. Um bebê, um menino, uma menina, sim, e muito mais, uma alma. Foi colocada em sua mão por Deus. Deus colocou-o na sua mão para fazer dele o que quiserem. Lc. 1:66; Prov. 22:6; 2 Tm. 3:16.
2. Como está seu exemplo como pai ou mãe?
a Você, por exemplo, ensina-os a orar?
b Ler a Bíblia?
c Ser amável e gentil?
d Ser honesto e justo?
E Isto sim é um sermão poderoso.
VII. PASTORES E LÍDERES, O QUE É ISSO EM TUA MÃO? ATOS 20:28-32.
1. O futuro de uma igreja. As almas dos homens. Uma maravilhosa e terrível responsabilidade.
2. Como é o seu exemplo, diante do rebanho que tem sido escolhido para liderar? Você dá o exemplo correto? 1 Pedro 5:1-4.
VIII. PREGADOR, O QUE É ISSO EM TUA MÃO?
1. A Bíblia, para que você siga as instruções, tal como consta em 2 Timóteo. 4:1-5; 2:15 e 1 Tm. 4:16?
IX. CRENTE, O QUE É ISSO EM TUA MÃO?
1. Privilegio; oportunidade e obrigação. Romanos 6:16-18; 12:1,2.
2. Você está levando outros ao Senhor com o seu modo de vida?
3. Ou você está dirigindo os outros para o mau caminho trazendo opróbrio sobre a igreja para o qual Cristo morreu?
4. Você percebe o que está na sua mão e por quê?
CONCLUSÃO. Cada um de nós tem algo importante em nossas mãos. Como vamos usar o que temos?

Graça e Paz Que Deus Te Abençoe
Pra. Margarete A. Oliveira

Um comentário: